COM ATRASOS DE PAGAMENTO, BOLSISTAS PARALISAM ATIVIDADES
O corte de 7 bilhões de reais no orçamento da educação realizados pelo governo Dilma combinados à falta de prioridade orçamentária do Reitor Eurico Lôbo à assistência estudantil estão trazendo como consequência, por mais um mês, atrasos no pagamento das bolsas. Durante uma mobilização realizada na tarde de terça-feira, 10 de março de 2015, o DCE e demais estudantes e centros acadêmicos presentes exigiram da Pró-Reitoria Estudantil a liberação das atividades dos bolsistas até a regularização do pagamento sem prejuízo de faltas (A exigência foi acatada conforme Memorando N.º 057/2015).

No entanto, ao contrário do que afirma o memorando assinado pelo pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, a liberação das atividades não se fundamenta somente no fato de que os bolsistas não têm recursos para se deslocar à Universidade. Primeiro que a naturalização deste atraso pela Pró-Reitoria é grave porque o estudante tem a necessidade primária de frequentar as aulas, utilizar a biblioteca, desenvolver trabalhos, reproduzir xerox, se alimentar, etc.

O atraso no pagamento traz inúmeros prejuízos e é por causa desses prejuízos que exigimos e conseguimos a suspensão das atividades. A justificativa da liberação pelo viés meramente da “relação trabalhista” expõe o quão gritante e ultrapassada é a política de assistência estudantil da UFAL e o quanto nossos objetivos de estudar e desenvolver pesquisa e extensão são secundarizado pela gestão da Universidade.

PRÓ-REITOR SUSPENDE ALIMENTAÇÃO DOS BOLSISTAS NO RU
Como se não bastasse o prejuízo do atraso das bolsas, o pró-reitor decidiu retirar o direito dos bolsistas de se alimentar no Restaurante Universitário até o fim da nossa paralisação. Isto é uma clara retaliação ao movimento dos bolsistas e merece nosso mais enfático repúdio. Não utilizamos o RU porque somos bolsistas. Não é um favor! Não é um privilégio! Utilizamos o RU porque assistência estudantil é um direito nosso.

A HORA DE VENCERMOS É AGORA: FIM DA BOLSA TRABALHO
Todos estes fatos evidenciam a concepção deturpada da assistência estudantil mantida pela gestão do reitor Eurico Lôbo. Na sessão ordinária do Conselho Universitário de 1º de setembro de 2014, o pleno do Consuni rejeitou o pedido de inclusão de pauta do Conselheiro André de Albuquerque, coordenador geral do DCE, para discutir, entre outros temas, a questão das bolsas trabalho. Essa decisão, à época, foi resultado de uma articulação do reitor. Durante uma mobilização ocorrida na sessão do Consuni de 10 de março de 2015, arrancamos do reitor o compromisso formal de que o tema será pautado na próxima sessão ordinária do Conselho.

O recuo do reitor mostra o quão crescente tem sido o nosso movimento e quanto é possível derrotarmos esta política nefasta de afastar o estudante das salas de aula, bibliotecas e laboratórios de pesquisa para fazê-lo trabalhar em algum setor da Universidade. Isto não é assistência estudantil. É oportunismo. Aproveita-se as condições de vulnerabilidade dos estudantes para explorar sua mão-de-obra barata e, simultaneamente, esconder o déficit no quadro de servidores acumulado desde a implantação do REUNI.

REITOR ANUNCIA SUSPENSÃO DE EDITAL DE NOVAS BOLSAS
Em entrevista coletiva na última semana, o reitor anunciou que devido a crise orçamentária não haverá, neste semestre, edital para a oferta de novas bolsas. Trata-se de mais uma decisão absurda de um reitor que em nenhum momento fez reivindicações ao governo Dilma para suspensão do corte de verbas na educação, embora ocupe a tribuna privilegiada da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). É inaceitável que, enquanto a demanda por bolsas só cresce, o reitor anuncie essa ingerência.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA: TODOS À AULA PÚBLICA!
Se o reitor e sua gestão não sabe o que é assistência estudantil, nós os ensinaremos através da nossa luta! Por isto, convidamos todos os estudantes e demais seguimentos da comunidade universitária e movimento sociais do estado para participar da Aula Pública, seguida de ato, que ocorrerá na próxima quinta-feira, a partir das 15h30, no hall do prédio da reitoria.


Precisamos acreditar na nossa capacidade de vencer estes duros ataques do governo Dilma e do reitor Eurico Lôbo. CORTE EU NÃO ACEITO: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL É MEU DIREITO!

1 comentários: