Contribuição do movimento de Estudantes: Move Buzão. 

(Foto: Felipe Sales)
Nesta Segunda-feira (20/01) os alunos da UFAL e IFAL (Palmeira) uniram-se em uma luta de todos os estudantes de nível superior, o acesso à Educação. O problema tão reivindicado está na atual posição da gestão do Município de Arapiraca, administrada pela prefeita Célia Rocha. Os alunos reivindicam pela permanência dos transportes de Arapiraca à Unidade Educacional de Palmeira dos Índios – UFAL/ Campus Arapiraca e Instituição Federal de Alagoas, os quais já eram cedidos há 8 anos pela gestão anterior.                                                    

A nova posição da prefeitura limita todo o acesso e permanência as respectivas Instituições, persistentes nos discursos da “falta de recursos financeiros” para todos os transportes, criam barreiras excludentes através de um edital publicado no inicio do mês de janeiro. O edital se estrutura em critérios que não atende ao número de alunos que utilizam, nem tão pouco preenche o número de vagas disponibilizadas. Assim, excluem cerca de 90% dos alunos, ou seja, das 215 vagas “ofertadas” para os mais de 400 alunos (UFAL/IFAL), apenas 30 ou 40 alunos terão acesso ao transporte.

Em um ato contra a posição excludente da prefeitura, os alunos concentraram-se em frente ao Centro Administrativo em busca da revogação do edital. Porém em um processo cansativo e irredutível, a prefeitura apenas concordou em retirar os critérios exigentes no edital para o processo de classificação.  O próximo passo, será uma reunião com representantes das Instituições envolvidas, a prefeitura de Arapiraca e a Secretária de Educação do Estado.

Conseguimos resolver todos os problemas de acesso e permanência dos estudantes? NÃO! Queremos ACESSO para TODOS! A luta continua, porque o movimento não pode parar!


Estudantes uni-vos!
Vejam as fotos do ato aqui:

0 comentários:

Postar um comentário