Everton Nunes, estudante de Ciências Sociais e membro do DCE-UFAL.

O DCE UFAL – Quilombo dos Palmares junto com xs estudantes de todos os campi tem lutado “por uma UFAL sem catracas”.

Seja em Palmeira dos Índios exigindo transporte da prefeitura e da universidade ou com xs estudantes da Residência Universitária Alagoana indo de encontro à reitoria e denunciando seu total descaso com xs residentes, estamos juntos em uma só voz dizendo que “NOSSOS DIREITOS NÃO SÃO MERCADORIA”.

Neste ano, 2014, nos perguntamos: “COPA PRA QUEM?”. E vemos que é um ano de luta contra os gastos exorbitantes com a Copa do Mundo, onde o governo federal tem investido quase 30 bilhões de reais dos cofres públicos em obras faraônicas que no final da copa serão geridas por empresas privadas enquanto 44 bilhões foram cortados dos gastos sociais.

A pergunta que não quer calar é: ONDE FICA A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?
Existe uma portaria do Governo do PT que determina que estudantes em situação de risco deveriam ganhar uma bolsa de R$ 400,00 para custear mensalmente seus gastos, na tentativa de que permaneçam na universidade. Em uma cidade como Maceió, por exemplo, que recentemente teve aumento de passagem para R$ 2,50 e com a inflação que assola nosso país, é quase impossível que essa quantia chegue até o final do mês. Sem contar os vários atrasos, que vêm acontecendo recentemente, onde a reitoria não dá justificativas plausíveis para xs estudantes, visto que a verba é liberada com vários dias de antecedência.

O novo RU há muito tempo está terminado, a ampliação do número de bolsistas que deveriam ter acesso ao almoço no restaurante universitário já deveria ter acontecido, mas até quando vamos ter que esperar? Xs residentes deveriam estar na nova residência desde o mês de novembro, entretanto a reitoria sempre acaba retardando a entrega da obra e os residentes continuam sem ter suas necessidades vistas como prioridade para o reitor.

Queremos menos dinheiro para Copa do mundo e para a FIFA e mais dinheiro investido em educação pública e de qualidade, com assistência estudantil de verdade! Sem modalidades de bolsas que fogem dos princípios básicos da universidade (ensino, pesquisa e extensão).

Exigimos da reitoria:
• A conclusão das obras da nova Residência Universitária Alagoana e ampliação do número de vagas para residentes;
• Ônibus gratuito para transportar xs estudantes com segurança;
• Novo Restaurante Universitário funcionando, com ampliação do número de estudante com direito a refeições gratuitas. E RUs nos campi que ainda não têm um;
• Conversão da bolsa permanência em bolsa de estudos, sem contra partida de trabalho;
• Aumento no valor das bolsas. Se tem dinheiro pra FIFA tem que ter pra educação pública e assistência estudantil;
• Apuração e punição aos casos de assédio moral sofrido por bolsistas nos locais onde realizam atividades laborais.

O DCE UFAL – Quilombo dos Palmares convida à todxs xs estudantes para uma reunião nessa sexta-feira, dia 4 de abril, para construirmos uma pauta detalhada das nossas exigências à reitoria. E para a assembleia de bolsistas, por assistência estudantil de verdade, no dia 9 de Abril, quarta-feira.


0 comentários:

Postar um comentário