O 15M foi o pontapé inicial na exigência de segurança e assistência estudantil. Até hoje, o Reitor Eurico Lôbo só prometeu inaugurar o novo RU. Estamos sofrendo com os recorrentes atrasos no pagamento das bolsas e os residentes sentem o descaso acumulado por décadas. Os estudantes de Palmeira dos Índios que moram em Arapiraca estão sendo prejudicados com a falta de transporte. Em Santana, sequer existe um prédio próprio da universidade. No Espaço Cultural, alunos de Dança, Música e Teatro não aguentam mais funcionar sem estrutura adequada. O transporte publico é um caos, sem hora pra passar e ônibus extremamente lotados.

Roubos, assaltos dentro e fora das salas de aula são exemplos de casos de violência registrados nos campi da UFAL nos últimos anos e que têm provocado um verdadeiro clima de insegurança na comunidade universitária. Diante desse cenário, em contra partida o reitor Eurico Lobo colocou, sem consultar a comunidade acadêmica, a Policia Militar no campus A.C Simões. No qual gerou grandes discussões. 

A Assembleia Geral realizada ontem (20) teve como principal meta armar os estudantes para enfrentar e exigir da reitoria soluções imediatas para todos estes problemas. Chega! Não dá mais para mendigar por um prato de comida no RU. Não dá mais para esperar 2 horas pelo ônibus e sequer saber se ele vai passar. Não dá mais para em Palmeira dos Índios não termos transporte. Não dá mais para em Santana do Ipanema não termos sequer bloco... Não dá mais!!

E foi nesse clima que os estudantes que participaram da assembleia encaminharam:

1) Infraestrutura e Assistência Estudantil
- Ratificar o apoio a greve dos técnicos;
- Ato quinta-feira (22) por Infraestrutura e Assistência estudantil;
- Comissão para preparação 12J.

2) Segurança
- Debater com as unidades acadêmicas, através de mesas, assembleias discussões no colegiado, sobre um plano de segurança para universidade discutindo a fundo o problema da segurança no nosso Estado, no país e nas nossas instituições de ensino;
- Ir ao CONSUNI que tratará da presença da Policia Militar no campus;
- Reunião dia 27/05 ás 16h na tenda cultural da comissão para elaboração do calendário de atividade nas estruturas sobre o plano de segurança na UFAL.
- Escrever uma nota repúdio sobre a tentativa de retirada dos ambulantes (barraca de batata frita, do acarajé ..) que ficam em frente a UFAL.

Confirme sua presença no ato aqui:



1 comentários: