Outubro começou com uma série de mobilizações em todo o país e muita resistência à tentativa de repressão por parte dos governos. No Rio de Janeiro, os professores estaduais estão dando um grande exemplo de luta, enfrentando toda truculência do governo e da PM de Cabral. Em São Paulo, a reitoria da USP continua ocupada por mais de 2 mil estudantes que exigem democracia e no ato do dia dos professores, vários desses estudantes foram presos sem nenhuma justificativa pela PM de Alckimin. A luta pelo Passe Livre na cidade de Natal segue mobilizada, agora, cobrando aprovação da prefeitura. E em várias Universidades estão se intensificando lutas por mais democracia, por mais assistência estudantil, por mais estrutura, por uma universidade sem catracas.

         A realidade da UFAL, cada estudante, professor, funcionário sabe bem. Blocos com a estrutura caindo aos pedaços, sem bebedouros, sem ventiladores, sem lanchonetes.  Um R.U que não funciona na hora do almoço para todos. É mal iluminada. Os bolsistas permanência recebem sempre atrasado. Os moradores da residência universitária passam pela falta de estrutura em suas moradias.
         
         E todos esses problemas se intensificam nos Campi e Polo do Agreste e do Sertão. No Campus Arapiraca têm estudantes que assistem aulas nos corredores. No Campus Delmiro, livros na biblioteca são raros. No polo Santana não tem lanchonete. Em Palmeira não há transporte para os estudantes irem às aulas.

        Um grande relato de uma UFAL precarizada, que sofre com o mau investimento do governo Dilma na educação, que destina somente 5% do PIB para esse setor tão importante, construindo uma universidade voltada para o lucro e não para a formação humana. As escolas e universidades do país a fora precisam de melhorias agora. A educação pública não pode esperar! E o reitor, Eurico Lobo, corrobora com toda essa realidade, deixando a Ufal nesse cenário.

        Diante disso, o DCE UFAL – Quilombo dos Palmares – quer fazer um convite a todos Estudantes. No dia 21 de Outubro, vamos realizar uma grande aula pública no Hall da reitoria, para debater os problemas da universidade e do capitalismo; e no dia 22 de Outubro, vamos fazer um grande ato para mostrar à reitoria que nossos direitos não são mercadorias!



     Chamamos cada estudante a se mobilizar, vir junto com o DCE – UFAL,  seguir o caminho da USP e lutar por uma UFAL sem catracas!
Outubro Vai ser Maior!

Laís Cavalcante, membro do DCE UFAL e estudante de Letras.


0 comentários:

Postar um comentário