De antemão, viemos reiterar nosso respeito aos professores da UFAL, e do COS, em particular, pelo papel que desempenham de agentes transformadores da sociedade. Por este motivo, somar-se às lutas pela valorização do trabalho docente é um dos papéis que nossa gestão assume.

Dito isto, no que se refere à publicação intitulada “nota de repúdio às declarações machistas e homofóbicas do Professor Aloísio Nunes”, o DCE Quilombo dos Palmares vem à público dizer que nenhuma atitude de ofensa, preconceito, assédio foi constatada. Logo, a denúncia proferida se mostrou sem fundamentos na realidade.

Para esclarecer:

Chegou até nós uma denúncia feita por um grupo de alunos do curso de Comunicação Social, resguardadas suas identidades – como nos foi solicitado, de que o referido professor havia praticado constrangimento aos discentes com relação à obrigatoriedade de adquirir o material da disciplina, e, mais grave, que o professor havia proferido, em sala de aula, frases machistas e homofóbicas.

Frente à gravidade da denúncia, e impulsionados pelas emoções de quem vivencia cotidianamente as opressões machista, racista e homofóbica, tivemos a atitude precipitada de emitir juízo de valor com relação à conduta do professor, sem procurá-lo para averiguar os fatos. Levamos em conta apenas o papel que nos cabe de ser ouvidos e voz dos estudantes. Enquanto entidade representativa nos vimos, naquele momento, na obrigação de dar vazão às denúncias da violência que nos foi relatada, sutil e sem flagrante, como costuma ser.

Consideramos o combate às opressões um imperativo. Na nossa gestão esse eixo que não será secundarizado. Sabemos que em nossa sociedade as ideologias machista, racista e homofóbica são em muitas ocasiões utilizadas consciente e sistematicamente para obtenção de vantagens e manutenção do status quo. É fundamental e imprescindível um DCE que combata e repudie diariamente a reprodução dessas práticas. Mas com parcimônia e responsabilidade. Admitimos então, que no presente caso, as afirmações contidas foram infundadas e incoerentes. Nesse sentido, considerando o prejuízo causado a todos os envolvidos, humildemente pedimos desculpas sinceras e honestas ao professor Aloísio Nunes e a todos os que têm dele bons testemunhos.

1 comentários:

  1. Fiquei um pouco confuso com a nota: afinal, as denúncias procedem? Não foi bem deste jeito? O que o professor disse em relação a isso?

    ResponderExcluir